Segundo Erikson, a construção da identidade é a tarefa mais importante da adolescência (p.107), a qual tem o seu início reconhecido mas não o seu término. Por este motivo é nesta fase de vida que uma multiplicidade de tarefas são vividas e experienciadas. A possibilidade de vivência de diferentes tarefas e experiências vai permitir que cada adolescente inicie o seu percurso (cada vez mais longo) na procura da sua identidade, ou seja, do seu "eu", dos seus valores, dos seus objectivos de vida. "A identidade é uma concepção de si mesmo" (p.107).
Esta concepção da identidade é influenciada por diferentes factores: intrapessoais, interpessoais e culturais, os quais estão presentes nas duas dimensões essenciais na formação da identidade propostas por Marcia: crise/exploração e comprometimento/compromisso. Ao longo do seu percurso na construção da identidade, o adolescente experiencia diferentes "crises", ou seja, é obrigado a tomar várias decisões, como refere Matteson (p.108). Nesta dimensão, o adolescente "explora" o mundo que o rodeia, contribuindo para a formação da sua identidade, assim como para o desenvolvimento do sentimento de identidade. Quando este sentimento de identidade pessoal é atingido, o adolescente atingiu a outra dimensão defendida por Marcia: comprometimento ou compromisso. Quanto maior o sentimento de identidade pessoal, maior o compromisso, contudo este é mais firme quanto mais contínuo no tempo e no espaço for o sentimento de identidade.
Como refere Erikson, "a identidade é um construto multidimensional" (p.111). Por outro lado, a construção da identidade é contínua no tempo e no espaço. Perante estas duas características da formação da identidade pessoal, a par com as características sociais, culturais, económicas e tecnológicas da sociedade actual, os valores reguladores deste processo estão ampliados e são mais diversos. Mas tal como já foi questionado no fórum A1 - o acesso a mais informação repercute-se numa maior aquisição de conhecimento? -, será que este mesmo acesso a um mundo de valores muito mais amplo se repercute de forma positiva na formação da identidade pessoal?
Acho que na formação da personalidade, os pais ou adultos significativos e os grupos de pares "presenciais" continuam a ter uma importância extrema na construção dos valores que basilam a identidade pessoal, principalmente no fomento de valores intrínsecos à convivência humana e na orientação das tomadas de decisão nas diferentes crises que o adolescente actual experiencia.
(Publicado a 3 de Maio de 2011)
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